Agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre vão começar a utilizar câmeras de segurança a partir da próxima semana, segundo a prefeitura. Todos os profissionais devem usar o equipamento em operações nas ruas, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG). A data exata de início do uso dos equipamentos segue indefinida, pois depende da configuração dos hardwares e softwares pela empresa licitada.
O treinamento com as guarnições para o uso do equipamento foi concluído na terça-feira (18), permitindo que a ação fosse levada adiante.
— O objetivo desta tecnologia é assegurar a segurança na atuação dos agentes no dia a dia, o que é primordial para o atendimento das ocorrências, beneficiando também a população — afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
Investimento e uso
Foram adquiridos 160 câmeras e oito equipamentos para recarregar baterias e enviar imagens. O investimento foi de R$ 623 mil, com um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Atualmente, 390 agentes compõem o corpo da Guarda Municipal. Eles atuam em turno de 12 horas, não sendo necessário um equipamento para cada profissional, segundo a secretaria.
As câmeras permitem gravações por 10 horas consecutivas, em alta resolução, sem troca de bateria. O equipamento inclui captação de áudio, visão noturna, coordenadas de GPS e geolocalização.
As gravações serão armazenadas em servidores de uso restrito, não sendo possível ver as imagens em tempo real.
As guarnições já contam com câmeras em viaturas, que registram a rotina dos agentes.
PM deve usar equipamentos
Em novembro de 2023, o governo do Rio Grande do Sul trabalhava na implantação de câmeras de segurança para o efetivo da Polícia Militar (PM). Após falharem em testes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em dezembro do ano passado, o Estado procurou a quarta empresa prevista na licitação.
Em abril deste ano, o novo equipamento passou em todos os 48 testes. A perspectiva é implementar o equipamento nas guarnições no segundo semestre, entre agosto e dezembro.
O edital considerava a compra de 1,1 mil equipamentos, mas a quantidade pode ser dobrada, se houver o interesse do Executivo.
As câmeras serão fornecidas em modelo de comodato, ou seja, serão emprestadas e devolvidas ao fim do contrato. A empresa será responsável por captar, transmitir, armazenar e compartilhar os dados, seguindo as determinações dos efetivos de Segurança.