Voluntários que realizavam resgates em Canoas, na Região Metropolitana, foram surpreendidos durante as operações. Caixões foram encontrados boiando em ruas do bairro Harmonia, no último domingo (19).
As urnas funerárias foram encontradas flutuando, sob um telhado e também escorada em um muro próximo a Rua Santo Antônio. O voluntário Charles Maurício, 42 anos, estava no barco levando moradores para resgatar animais e se deparou com o objeto.
— Primeiro a gente pensa que está delirando, já que estamos há mais de 15 dias ajudando nos resgates. Mas depois se dá por conta de que realmente era um caixão e surpreende. Não cheguei muito perto. Preferi seguir no destino para salvar os animais — conta o voluntário, que é atleta e educador físico.
Os caixões são da funerária Santo Cristo, que fica próximo, na Rua dos Professores. O proprietário do local, Elissandro Nobre da Silva, 45 anos, ficou sabendo da situação por amigos. Além da funerária, sua casa que fica na mesma rua, também foi afetada pela água.
— Quando saí de casa, passei na loja e ergui todas as urnas. Não esperava que a situação ficasse assim. A água chegou a encobrir o telhado e os vidros das portas estouraram. Ao menos 16 caixões foram levados pela água — conta Elissandro.
Além das urnas que estavam expostas e foram levadas pela água, ainda há outras que estavam no depósito. Todos os itens, maquinários e peças de preparação foram perdidos. A estimativa é de que o prejuízo seja de ao menos R$ 100 mil.
— Agora é começar de novo. Perdi todos móveis da minha casa e também perdi minha única fonte de renda. É difícil.
A região do bairro Harmonia segue inundada e por isso, o empresário ainda não conseguiu acessar o local. Segundo ele, quando a água baixar irá procurar pelas urnas para que sejam descartadas.