O Mercado Público foi atingido pela cheia do Guaíba, que chegou ao Centro Histórico de Porto Alegre, e precisou ser evacuado nesta sexta-feira (3). No vídeo acima, é possível ver o local alagado, sem poder funcionar, e com baratas saindo dos bueiros e subindo as paredes do centro comercial. Outros lugares do Centro também apareceram repletos de insetos.
GZH esteve no local e registrou baratas em uma parede do lado oposto a Júlio de Castilhos. Do lado de fora, era possível ver os insetos nadando para outros prédios.
Roberto Zimmer, funcionário de uma das lojas, dirigiu-se até o trabalho para colocar inseticida, tentando impedir que as baratas cheguem ao seu estabelecimento. Ele relatou a GZH que é normal a preparação para problemas como esse.
— Pessoal sempre fica em alerta quando dá chuvas, ainda mais agora nessa catástrofe. Todo mundo se prepara e coloca os produtos no mezanino ou leva para outro lugar, para não estragá-los. Preferimos vir para ficarmos aliviados e não ter prejuízo — disse, um pouco antes de sair do Mercado.
Por volta das 15h50min, a água tomou todo o Mercado. A parte interna, que está fechada à população, conta somente com alguns seguranças e poucos trabalhadores — que buscam justamente salvar os produtos.