A orientação de fechar nesta sexta-feira (3) foi ampliada para que as lojas e restaurantes não abram nem sábado (4) e domingo (5), especialmente em áreas com risco de alagamento em Porto Alegre. O problema maior está no Centro e no 4º Distrito, que ficam mais próximos do Guaíba. Também está mais complicado na região do bairro Navegantes, onde se rompeu uma comporta no início da tarde.
O pedido foi feito pela prefeitura às entidades de varejo da Capital. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Irio Piva, reforça a orientação para que os comerciantes dispensem os funcionários. Sabe-se que está se aproximando o Dia das Mães, segunda principal data de vendas do ano para o comércio, mas o Guaíba segue subindo e as lojas podem ficar inacessíveis. O Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) doou 50 colchões aos abrigos e está em busca de mais unidades após apelo da coordenadora dos locais, Luciane Beiró, registrado na coluna. A entrega pode ser feita no ginásio da Brigada Militar, que fica na Cel Aparício Borges, 2001.
Veja relatos de lojistas ouvidos pela coluna pela manhã, quando ainda se tinha acesso à área próxima do Cais: Lojas fecham e orientação é dispensar funcionários em áreas próximas ao Guaíba
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna