Por volta das 9h, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloquearam três faixas da Avenida Ipiranga, próximo do Museu da PUC, no sentido Centro-bairro. O motivo é que a região está com risco de afundamento de pista.
Um buraco surgiu entre as faixas da direita. Com isso, somente as faixas da esquerda estão liberadas para o tráfego.
Já há congestionamento no local. A EPTC está orientando os motoristas para evitarem a região. A orientação é usar a Avenida Bento Gonçalves. O outro lado da avenida Ipiranga, no sentido bairro-Centro está liberado para o tráfego.
Apesar de região apresentar problemas em taludes do Arroio Dilúvio, o risco, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está relacionado à um defeito em uma galeria de esgoto. O asfalto será aberto a fim de que o buraco seja fechado.
Taludes
Desde fevereiro, a prefeitura tem em mãos um estudo que inspecionou os desmoronamentos registrados no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido pela empresa BSE Engenharia Geotécnica Ambiental.
Pelo menos sete pontos do talude do Dilúvio junto à Ipiranga desabaram desde julho de 2023, levando a prefeitura de Porto Alegre a interditar a ciclovia da avenida em setembro. Parte da pista exclusiva para bicicletas foi liberada em janeiro deste ano, após avaliações, mas é bloqueada novamente sempre que chove.