A Polícia Civil alerta que é falsa a informação de que estariam ocorrendo arrombamentos em série com a saída de moradores de seus apartamentos nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa. Postagens apontam que criminosos utilizariam, como método para identificar a ausência dos residentes e de eventuais testemunhas, panos amarrados nos portões. Ao constatar que os trapos não tinham sido retirados, aproveitariam para fazer a limpa nas residências.
"Estão ocorrendo muitos roubos no Menino Deus e Cidade Baixa. Durante o dia os vagabundos amarram panos nas grades dos prédios. Se de noite os panos ainda estão, eles arrombam. Se não tem mais pano é porque ainda tem gente no prédio e tirou o pano", diz o texto de uma postagem.
Para o delegado regional de Porto Alegre, Cléber Lima, a intenção deste tipo de informação é inspirar insegurança.
— As polícias estão presentes 24 horas nestes bairros. Uma operação foi organizada para coordenar rondas nos locais onde as pessoas precisaram se retirar. Não há qualquer registro deste tipo de atividade aqui na Capital — pontua o delegado.
Lima conta que a operação recebeu tais relatos e checou presencialmente se as informações eram verídicas. Na segunda-feira (6), a reportagem de GZH registrou a resistência de moradores do bairro Menino Deus em desocupar a área inundada.
— Indicaram três lugares onde a suposta modalidade teria sido praticada. Em nenhum deles houve confirmação — relata.
Recomendação
O delegado regional aconselha que medidas preventivas sejam mantidas, como fechamento de portas e portões, uso de acessórios de vigilância e alarme. Ter atitude discreta sobre propriedade de bens e patrimônio também é recomendável, reforça Lima.
— Estamos presentes para coibir a criminalidade e para transmitir a sensação de segurança que é necessária para a comunidade neste momento difícil — conclui.