Um decreto publicado na terça-feira flexibiliza regras para concessão de benefícios às famílias em vulnerabilidade ou risco social de Caxias do Sul. A medida é destinada àquelas pessoas que precisaram ser desalojadas ou desabrigadas em razão da chuva que causou deslizamentos em áreas com moradias no município.
De acordo com o decreto, a flexibilização vai perdurar enquanto permanecer a situação de calamidade pública do município, reconhecida pelo governo federal no domingo (5) para Caxias e mais 335 cidades gaúchas.
Segundo a prefeitura de Caxias, as novas regras devem agilizar a concessão do Programa de Renda Emergencial (PRE), que nesse caso específico é um suporte financeiro temporário às famílias após a saída dos abrigos provisórios.
A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi, avalia que essa "conquista" da flexibilização é necessária.
– Reforça a compreensão de que o Suas (Sistema Único de Assistência Social) no nosso município trabalha para andar alinhado em tempo real com as necessidades da nossa população – avalia Geórgia.