Para auxiliar as pessoas atingidas pela enchente a terem acesso aos benefícios emergenciais, a prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira (22), a criação de um registro unificado. Com a iniciativa, o cadastramento poderá ser feito por moradores de áreas alagadas, que estejam ou não incluídos no Cadastro Único (CadÚnico).
A partir desta base única, será possível identificar os atingidos para que sejam direcionados a programas sociais dos governos municipal, estadual e federal.
Este novo cadastro poderá ser realizado de forma online ou presencial. Pela internet, será possível através deste link. Outros três pontos físicos também foram disponibilizados para a população (confira a lista abaixo).
Com o novo modelo, a população poderá ter acesso de forma mais dinâmica aos programas assistenciais. Nos últimos dias, os postos de atendimento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) registraram filas e reclamações para inscrição no CadÚnico.
De acordo com a coordenadora do trabalho e assistente social da Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos, Adriana Furtado, este novo cadastro também irá reunir informações que poderão auxiliar no planejamento de políticas públicas em áreas essenciais, como saúde, educação, habitação, trabalho e assistência social.
— A partir deste levantamento será possível saber o perfil, quem são e quais as necessidades das famílias atingidas e, assim, enquadrá-las nos programas disponíveis — apontou Adriana.
De acordo com a prefeitura, o cadastramento começou ainda no dia 18, nos abrigos da prefeitura e nos chamados parceirizados. Duas mil famílias já foram identificadas, que representam cerca de 6 mil pessoas das cerca de 12 mil acolhidas até a última terça-feira.
Quem poderá se cadastrar no registro unificado
- Famílias que estão em alojamentos/abrigos cadastrados na prefeitura. Quem já tem cadastramento em andamento feito por servidores municipais, não será necessário fazer novamente.
- Famílias que estão em casa de amigos ou parentes ou pessoas que estão em suas casas, mesmo que em estado de alagamento ou danificadas.
Formas de se cadastrar
Pontos físicos:
- Casa dos Conselhos: Avenida João Pessoa, 1.110, esquina com a Venâncio Aires
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro: Estrada João de Oliveira Remião, 5.250
- Estação Cidadania Restinga: Rua Arno Horn, 221
Horário de atendimento: a partir de quinta-feira (23), das 8h30 às 17h.