
Porto Alegre terá um novo protocolo para a entrega de cestas básicas e donativos a pessoas atingidas pela enchente que não precisaram ir para abrigos, pois foram acolhidas por amigos ou familiares. O novo sistema pretende desafogar centros de distribuição de doações que têm sido cada vez mais procurados por pessoas físicas.
Atualmente, a capital possui 15 centros de distribuição, responsáveis pelo recebimento de diferentes tipos de donativos, de alimentos a medicamentos. Eles são os responsáveis por encaminhar os materiais aos 154 abrigos organizados pelo município e entidades parceiras. Na tarde desta quarta-feira (15), 13.821 pessoas estavam abrigadas.
Pessoas que não estão em abrigos e desejam receber donativos terão que fazer um cadastro enviando mensagem para o número de WhatsApp (51) 3433-0156 e escolher opção 3. No cadastro, será possível listar itens que ela precisa, como alimentos não perecíveis, roupas e remédios. A entrega será feita pela prefeitura no endereço indicado e o atendimento da demanda será conforme a disponibilidade dos estoques.
A previsão é que o novo sistema seja implementado até o final desta semana.
Novo centro logístico
Em reunião nesta quarta-feira (15), a prefeitura de Porto Alegre também decidiu transformar o Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte, no principal centro logístico municipal de doações. O espaço está sendo preparado e terá reforço na segurança. O local será a referência para recebimento de grandes volumes de donativos que chegam de caminhão de outros estados e também irá armazenar as compras feitas pelo poder público. Do Porto Seco, os donativos serão encaminhados para os abrigos.