Para tentar amenizar o desabastecimento de água, reservatórios comunitários estão sendo instalados em Porto Alegre neste sábado (11). O primeiro foi posicionado no final da tarde de sexta na Praça do Rosário, na Avenida Independência. A reportagem de GZH esteve no local na manhã deste sábado.
Nem a chuva espantou a população que estava com a esperança de conseguir água potável. Cerca de 30 pessoas esperavam na fila. A demora de 20 minutos para chegar às torneiras da caixa d'água não incomodava quem estava ali.
— Abençoada água, graças a Deus, vamos conseguir — afirmou uma senhora que usava uma capa de chuva e esperava sua vez com quatro galões de cinco litros vazios.
Morador da rua Santo Antônio e sem água nas torneiras desde sexta-feira, o economista José Roberto Jacintho, de 58 anos, aproveitou para encher garrafas e até mesmo panelas.
— Nossa ideia é nos precaver porque não fazemos ideia de quando vai voltar a água. Até lá, vamos olhar pra esse reservatório como alternativa. Pegamos 20 litros que deve durar até amanhã — relatou.
Além de baldes e garrafas, garrafão de vinho, pote de fórmula animal e até coolers foram utilizados para carregar a água potável. Qualquer pessoa pode usar os reservatórios.
A aposentada Fernanda Veiga, 67 anos, foi de carro até a Praça do Rosário para estocar um pouco de água potável em um galão de 20 litros. A moradora do Centro Histórico aprovou a ideia, com ressalvas:
— É bom ter uma opção, já que até nos mercados está em falta, mas podiam colocar reservatórios na área central porque nem todo mundo pode se deslocar até aqui.
Mais quatro caixas d'água estarão aptas para fornecimento de água ainda neste sábado. No bairro Moinhos de Vento, os locais são na rua 24 de outubro, 200; e na rua Comendador Caminha, no Parcão; no bairro Petropólis, na rua Luiz Só, 195; e no bairro Bela Vista, na rua Engenheiro Antônio Rebouças, na praça Bela Vista.
O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, afirma que os equipamentos estão sendo disponibilizados para fornecer água potável à população que está desabastecida em razão da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento estar inoperante.
Conforme o Dmae, a Zona Norte também deve receber reservatórios comunitários neste final de semana. Ainda não há confirmação do local. As demais localidades que já estão com abastecimento seguem recebendo caminhões-pipa.