Aos poucos, a estação rodoviária provisória de Porto Alegre vai ampliando a oferta de viagens para o interior do Rio Grande do Sul. Neste sábado (11), ônibus partirão em direção ao sul do Estado.
As viagens serão realizadas pela empresa Frederes. Às 15h30 partirá uma viagem para Tapes. No mesmo horário, outro ônibus seguirá em direção a Camaquã, Cristal e São Lourenço do Sul. A empresa ACV transporta para Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Cerro Grande do Sul e Mariana Pimentel.
Também seguem os horários disponíveis para Osório e Capão da Canoa, pela empresa Unesul. Já a empresa Palmares está transportando passageiros para Viamão, Capivari, Cidreira, Pinhal, Magistério, Quintão, Rei do Peixe, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares e São José do Norte.
A partir de domingo (12), a empresa Planalto retoma das viagens com saída de Porto Alegre para Santa Maria, Uruguaiana, Quaraí e Itaqui.
Já a Ouro e Prata está levando para Soledade, Carazinho, Sarandi, Palmeira das Missões, Boa Vista das Missões, Seberi, Frederico Westphalen, Ibirubá, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Giruá, Santa Rosa, Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.
O terminal está localizado entre as avenidas Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves, no Bairro Agronomia. Até 10 veículos podem usar o local de forma concomitante. Três deles foram disponibilizados para uso do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
- O tempo de viagem está sendo muito grande porque as rotas estão modificadas - informa o diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino.
As rotas são avaliadas conforme a disponibilidade de veículos, já que muitos ônibus ficaram submersos nas garagens das empresas, em Porto Alegre, por exemplo.
- Nós estamos levando para as regiões e estamos fazendo ramificações para outras, de forma improvisada, mas de forma segura - avalia o presidente da Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI), Hugo Fleck.