Após estouro na casa de bombas da Vila Planetário, a diretora de tratamento de Água e Esgotos do Dmae, Joice Becker, relatou à reportagem da Rádio Gaúcha que, no momento, não há risco de alagamento no bairro Santana. O barulho assustou os moradores da região, que já estavam preocupados com a possiblidade de ficarem debaixo d’água, e ainda viram elevação do nível na estação.
— O que está acontecendo ali na EBAP-19 (Estação de Bombeamento de Água Pluvial), onde as nossas equipes se deslocam, (é que) ela teve um pique elétrico e um dos grupos de disjuntores internos falhou por alguns minutos. Já retomamos (a operação), e é normal que quando você acione um dos grupos, aumente o bombeamento. Inicialmente esse nível do posto dá uma subida e depois volta (ao normal) — explicou.
Em seguida, Joice afirmou que “está tudo sob controle” e que não há risco de alagamento no bairro.
— Depois da subida, a estação volta a ser controlada. O bombeamento está funcionando. Então, nesse momento, não tem nenhum risco (de alagar) — relatou.
A diretora diz que foi justamente no momento que o disjuntor retomou o funcionamento que houve um barulho de estouro, no qual assustou pessoas próximas:
— Sobre o nível do poço, o que se espera é que ele baixe. E claro, vai ter todo o barulho que é comum quando tá com esses grupos ligados, porque eles são muito potentes.