A energia elétrica do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, foi desligada na tarde desta terça-feira (7), mesmo sendo indispensável para o funcionamento de determinados aparelhos médicos. A instituição recebeu dois geradores, mas um não está operando corretamente, e o local ainda necessita de mais uma máquina para atender às demandas dos idosos.
São mais de cem residentes no local, alguns acamados — indivíduos que estão restritos ao leito. Aqueles que necessitam de oxigênio não dependem da rede elétrica, mas ela é indispensável para o funcionamento dos demais aparelhos do asilo.
Conforme informado à reportagem da Gaúcha, a instituição solicitou urgência no religamento da energia elétrica, para garantir o bem-estar dos idosos. Neste momento, todos os residentes estão em segurança e a água não entrou na casa devido a sua altura em relação à rua.
A logística do asilo está complicada pois, mais cedo, a instituição precisou desmentir a fake news de que os residentes precisaram ser evacuados do local. Em meio a isso, os responsáveis pelo Padre Cacique também destacam que precisam de doações de água, lenços umedecidos e fraldas geriátricas.
Nota do Asilo Padre Cacique
"Nesta terça-feira (07/05), a água invadiu a subestação localizada ao lado do prédio, provocando a interrupção do fornecimento de luz, afetando diretamente a rotina dos aproximadamente cem moradores, muitos dos quais internados na enfermaria e que dependem de equipamentos elétricos para sua saúde. Prontamente foram feitos empréstimos de dois geradores de baixa capacidade, e um deles não funcionou. Por conta disso, o pedido urgente é de doação / empréstimo de um gerador com grande capacidade. A logística poderá ser feita com apoio do exército."
Como ajudar?
Para realizar doações ao Asilo Padre Cacique, acesse: www.asilopadrecacique.com.br/ajuda