Após uma operação de guerra para religar a estação de tratamento de água do Moinhos de Vento, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estima que a normalização plena ocorra no domingo (19). Cerca de 150 mil pessoas são abastecidas por esse sistema.
Na noite desta sexta-feira (17), foi feito o translado do segundo motor, que pesa cerca de quatro toneladas e veio de Santa Catarina. Conforme a autarquia, o equipamento será instalado neste sábado (18) na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) da região.
A expectativa é que o aumento da capacidade na Ebab permita que a vazão na ETA passe de 500 litros por segundo para mil litros por segundo, possibilitando abastecer bairros que ainda estão sem água.
A operação da Ebab Moinhos de Vento foi retomada na quarta (15) depois de 11 dias sem funcionamento. O Sistema Moinhos de Vento abastece 21 bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.
Casas de bombas
Das 23 casas de bombas de Porto Alegre, responsáveis pela drenagem da água, nove seguiam em funcionamento nesta sexta-feira. A Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 16, da Rótula das Cuias, teve a capacidade aumentada e opera com quatro motores. A equipe do DMLU já começou a fazer a limpeza do local.
A previsão do Dmae segue para religar outras três casas até domingo: a 6, no Anchieta, a 4, no Parque Náutico, e a 13, no Marinha. Os servidores atuam no entorno da casa 6 para viabilizar o acesso à parte interna da estação. Quando for possível entrar na casa de bombas, o Dmae pretende substituir os painéis eletrônicos para colocar em operação. Na 4, o cenário é parecido. A água está acima da cintura no local.