O corredor de acesso a Porto Alegre vai passar a receber também veículos de profissionais da área médica em atividades essenciais e ônibus intermunicipais e metropolitanos. Isso será possível a partir da ampliação do corredor para duas faixas, obra concluída no fim da tarde desta quarta-feira (15). A liberação para tráfego na segunda pista deve ocorrer ainda na noite desta quarta.
O caminho foi construído entre a Avenida Castelo Branco e o acesso da elevada da Conceição, sobre uma área alagada ao lado da rodoviária. A estrutura tem o objetivo de agilizar o abastecimento dos serviços essenciais da cidade, como oxigênio, água, alimentos e equipamentos de emergência.
Até então, as únicas opções de entrada da Capital eram a RS-118 e a RS-040, que aumentam em algumas horas o tempo de deslocamento. O trecho foi liberado em pista simples na sexta-feira (10).
Para poderem acessar o corredor, profissionais da área médica e ônibus intermunicipais e metropolitanos deverão ter um adesivo disponibilizado pela prefeitura às empresas. O adesivo deve ser colado no para-brisa dianteiro dos veículos. É permitido também o tráfego de caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados, farmácias, viaturas em serviço e identificadas como Prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado, governo federal e Forças Armadas, ambulâncias e viaturas de segurança.
Como funciona o tráfego
No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, pega Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa.
No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando Sarmento Leite na contramão, Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do corredor de acesso até chegar na Castelo Branco.