O pesquisador Fernando Fan, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, conversou com a Rádio Gaúcha sobre os novos alagamentos em diversos bairros de Porto Alegre nesta quinta-feira (23). Segundo o hidrólogo, enquanto a cidade não estiver limpa, continuará havendo novas cheias nas ruas.
— Enquanto os níveis do Guaíba descerem um pouco mais, mas a gente não limpar melhor nossas galerias de drenagem, e nossas casas de bomba não estiverem a pleno também, as próximas chuvas fortes poderão sim ocasionar alagamentos — relatou.
Sobre a abertura de três comportas do sistema de contenção para escoamentos das águas feita nos últimos dias e o impacto desta medida com a esperada nova elevação do Guaíba, Fan alertou que a de número 3 (localizada na Avenida Mauá, perto da Igreja das Dores) é a que mais preocupa no momento.
— Essa comporta serviu ao propósito quando foi derrubada, realmente esvaziou a cidade. A diferença de dentro para fora que a gente tinha medido 30 minutos antes de a comporta ser derrubada era de 50cm, então isso foi bom, pra esvaziar mais rápido a cidade — recorda.
A preocupação se dá, no entanto, com a possibilidade de vento forte e ondas virem do Guaíba no local:
— Os ventos vão causar pequenas elevações, que podem fazer o Guaíba retornar um pouco mais pra dentro da cidade, na medida em que ele subir, mas minha preocupação especial são as ondas. A gente lembra da semana passada, quando deu ventos fortes na Zona Sul, formou muitas ondas. Pode acabar entrando alguma coisa de ondas ali por aquela comporta.