A Secretaria Municipal de Obras de Canoas anunciou, neste domingo (12), que irá instalar bombas flutuantes para auxiliar no escoamento da água nos bairros Rio Branco e Mathias Velho, regiões que foram comprometidas por conta da ruptura de diques.
Conforme o anúncio, as bombas começarão a ser instaladas ao longo da semana. De acordo com a pasta, deverão ser investidos mais R$ 200 milhões para a recuperação das casas de bombas e a reconstrução dos trechos rompidos dos diques, além de aluguel e instalação de bombas flutuantes.
— Temos como principal foco a recuperação das casas de bombas e a reconstrução dos diques. Sabemos que a água deve sair aos poucos, por gravidade, mas determinamos a vinda das bombas flutuantes para que possamos acelerar este processo e, assim, a água descer o suficiente para que as obras nas casas de bombas e nos diques possam ser realizadas o mais rapidamente possível — afirmou o secretário municipal de Obras, Guido Bamberg.
Assim que as bombas flutuantes forem instaladas e o trabalho se iniciar na região dos bairros Mathias Velho e Rio Branco, as águas serão destinadas, de forma gradativa, para a bacia do Rio Gravataí e para o Guaíba. Toda essa operação ocorre à medida que os níveis dos rios forem baixando, com constante monitoramento das atividades.
Alerta segue no bairro Niterói
Conforme a prefeitura, apenas duas casas de bomba estão funcionando: 1 e 2, localizadas no bairro Niterói. Apesar disso e do monitoramento 24 horas por dia, há o alerta para que os moradores evacuem o bairro por conta da previsão de chuva e da alta nos níveis dos rios que desembocam na região.