Uma nova rua ganha forma entre as avenidas Diário de Notícias e Icaraí, no bairro Cristal, em Porto Alegre. Ao lado do Arroio Cavalhada, é possível ver no canteiro de obras parte do piso asfaltado, com novos meios-fios e bocas de lobo. Outra parte ainda carece de cobertura asfáltica e dos elementos de drenagem. A Multiplan — responsável pela construção do Golden Lake e também pela administração do BarraShoppingSul — executa os trabalhos.
Conforme a empresa, a conclusão da via, que tem 640 metros de extensão, tem previsão para acontecer ainda neste ano, entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo. O término da obra está condicionado às variações climáticas e ao próprio projeto.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o trecho provavelmente se chamará Avenida Pedro Américo Leal, pois será a pista sul dessa mesma via. Ela passará por um local conhecido como Alameda 11. Ainda não há informações por parte da prefeitura sobre o começo da sinalização e a liberação para o tráfego de veículos.
— Trata-se de uma melhoria originalmente prevista para integrar as obras preparatórias da Copa do Mundo de 2014. O projeto foi elaborado pela prefeitura com recursos do Plano Integrado Socioambiental (Pisa), cujo financiamento viabilizou a canalização do Arroio Cavalhada e a execução da pista norte da Avenida Pedro Américo Leal — contextualiza o diretor regional da Multiplan, Bruno Vanuzzi.
O dirigente explica que, em função do encerramento do financiamento internacional do Pisa, a pista sul acabou não sendo executada pelo Executivo municipal. Dessa maneira, passou a integrar as contrapartidas do Golden Lake. As obras estão sendo custeadas pela Multiplan. A finalização dos trabalhos é condicionante para a emissão do Habite-se (Carta de Habitação).
A intervenção viária é composta pela implantação de três novas vias públicas (confira no mapa abaixo), com o objetivo de melhorar a circulação na Zona Sul. O objetivo é conectar tanto o trânsito do sentido bairro-Centro à Zona Leste, pela Avenida Campos Velho e Tronco, quanto o tráfego na direção Centro-bairro à Zona Sul, desafogando os entroncamentos da Avenida Diário de Notícias com Wenceslau Escobar.
— Os valores investidos em toda a intervenção estão na ordem de aproximadamente R$ 13 milhões, incluindo os três trechos de novas vias e as obras de drenagem e melhorias urbanas — compartilha Vanuzzi.
O que será feito nos três trechos
- A pista sul da Avenida Pedro Américo Leal, com 640 metros de extensão, e composta de três faixas de sentido oeste-leste, sendo permitida a entrada de veículos de ambos os sentidos da Avenida Diário de Notícias. As interseções da pista sul da Avenida Pedro Américo Leal com as avenidas Icaraí e Diário de Notícias são semaforizadas.
- Também será executada a conexão da Avenida Pedro Américo Leal com a Rua Coronel Claudino. O novo trecho acrescentará em torno de 100 metros de extensão à Rua Coronel Claudino, que formará uma nova rota de ligação entre a Diário de Notícias e a Rua Coronel Massot.
- Será realizada a abertura de uma nova via pública de aproximadamente 320 metros de extensão, denominada pela prefeitura provisoriamente de Diretriz 2.131, que ligará o novo trecho da Coronel Claudino à Avenida Icaraí. A nova via passará a oeste e sul dos imóveis onde estão localizados o Colégio Leonardo da Vinci e a loja Tumelero.
Terreno às margens do Guaíba será revitalizado em 2025
As obras no terreno de 320 metros localizado em uma área pública entre a escolinha de futebol do Grêmio e o Iate Clube Guaíba, na orla de Porto Alegre, deverão começar em 2025. A Multiplan estima a entrega para 2026.
— O projeto de urbanização da área pública em questão está em fase inicial de desenvolvimento junto à prefeitura, que emitirá as diretrizes que definirão o escopo de utilização do espaço público — afirma Vanuzzi.
Conforme GZH antecipou, a área deverá abrigar um futuro atracadouro, quadras de areia e de beach tennis, além de equipamentos para o público. O espaço terá vocação direcionada para os esportes e para a prática náutica.
O terreno situado no sentido Centro-bairro da Avenida Diário de Notícias está coberto por matagal e cercado por tela. Neste momento, duas escavadeiras fazem o desassoreamento na foz do Arroio Cavalhada. O serviço de rotina do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não tem relação com as futuras obras.