As cinco vencedoras da competição de startups do South Summit Brazil 2024 foram anunciadas nesta sexta-feira (22), na cerimônia de encerramento do evento realizado em Porto Alegre. Dez das 50 finalistas disputavam os cinco lugares mais altos do pódio da tradicional batalha.
A paulista Cromai venceu na categoria Destaque, e a B4Waste, também de São Paulo, levou o prêmio de Mais Sustentável. A Mais Escalável foi a Ostera, de Porto Alegre, e a IBBX, outra paulista, ficou com a distinção de Mais Inovadora. Já a PhageLab, do Chile, ganhou no segmento Melhor Time.
Emocionado, Guilherme Castro, CEO e cofundador da Cromai, afirmou que a premiação reforça o sentimento de realização. Para o empresário, distinções como essas reforçam a importância de reconhecer plataformas capazes de mudar o mundo:
— É muito importante esse tipo de reconhecimento para mostrar para todos os empreendedores ou futuros empreendedores que existem bons exemplos aqui no Brasil e na América Latina. E é assim que a gente vai mudar o país e essa região. A tecnologia brasileira vai mudar o mundo.
A CEO da gaúcha Ostera, Lucia von Mengden Meirelles, afirmou que ser uma das startups vencedoras mostra que o empreendimento está no caminho certo, além de impulsionar o negócio.
— Além de tudo, sou pesquisadora. A vida de pesquisador muitas vezes é meio solitária e a do empreendedor também, apesar de a gente ter um time. Então, às vezes, a gente duvida um pouco da nossa própria capacidade. E quando vem um prêmio assim, mostrando que sim é escalável, é impactante, é importante, é um respiro para a gente seguir.
As ganhadoras
Startup Destaque
Cromai
A Cromai identifica padrões em imagens por meio de inteligência artificial para oferecer diagnósticos no agronegócio e nas indústrias. Esse sistema permite aos usuários melhores informações para tomadas de decisão mais assertivas.
Startup Mais Sustentável
B4Waste
A B4Waste foca na relação entre empresas, pessoas e produtos próximos ao vencimento. A plataforma da empresa conecta usuários com perdas por vencimento e maturação e empresas e pessoas que queiram adquirir produtos próximos ao vencimento com pelo menos 50% de desconto. Com isso, o negócio atua para diminuir o desperdício e unir as necessidades desses dois grupos.
Startup Mais Escalável
Ostera
A gaúcha Ostera facilita o processo de reprodução in vitro ao mundo aproximando ciência e clínica. A startup, fundada em 2020, foi incubada dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e também na unidade de Campo Bom da Universidade Feevale. A empresa atua no setor da biotecnologia e trabalha com reprodução assistida, com fertilização in vitro e congelamento de óvulos, usando uma tecnologia que ajuda a melhorar as taxas de sucesso desses tratamentos.
Startup Mais Inovadora
IBBX
A startup IBBX desenvolveu uma tecnologia capaz de capturar a energia perdida no ar.
Melhor Time
PhageLab (Chile)
A empresa atua no ramo de biotecnologia e cria soluções sob medida para os desafios bacterianos globais.
A competição
Cinquenta startups chegaram na fase final da competição. Elas foram divididas em cinco grupos (Enterprise, Fintech, Health, Industry 5.0 e Sustainability & ESG). Cada uma participou de apresentações temáticas, no espaço The Next Big Thing, onde jurados avaliaram as performances durante os dois primeiros dias de evento. Após essa etapa, duas de cada ramo foram selecionadas para a final. Dessas 10, cinco foram avaliadas como vencedoras.