O projeto vencedor da categoria HackaTchê Business foi anunciado na tarde de quinta-feira (21), no South Summit. Nesta edição, a equipe Alphabetizando, de Carlos Barbosa, levou a melhor e, como prêmio, as alunas representarão o Estado no South Summit da Espanha.
A grande final do HackaTchê Business foi composta por apresentações das equipes escolares em um pitch final. Com apenas três minutos cada, as equipes precisaram demonstrar todo o seu potencial e criatividade com soluções inovadoras.
— O HackaTchê é uma oportunidade para que jovens se conectem a este ecossistema e possam viabilizar seu empreendedorismo, sua criatividade e seus talentos no mercado de trabalho. Isso, por si só, é um grande aprendizado — comentou o governador do Estado, Eduardo Leite.
1º lugar: Alphabetizando, de Carlos Barbosa
A equipe Alphabetizando, da Escola Estadual Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, subiu ao topo do pódio com um projeto que prevê a criação de um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Representação internacional no South Summit da Espanha
Como prêmio, os alunos das equipes vencedoras terão a oportunidade de representar o Estado no South Summit da Espanha. O evento acontece em Madrid entre os dias 5 e 7 de junho.
- Estudantes: Eduarda Merlini, Bruna Bocchi Portella e Heloísa Salvi
- Professora: Luciana Dai Pra Penteado
2º lugar: Mercado Próximo, de São Francisco de Assis
Em segundo lugar, a equipe Mercado Próximo se destacou com um projeto voltado para a criação de um site destinado ao mercado online para cooperativas da região de Pareci Novo.
A equipe da Escola Estadual São Francisco de Assis terá a oportunidade de viajar à sede da Google em São Paulo e entender o universo das inovações tecnológicas utilizadas pela gigante da internet.
- Estudantes: Vanessa da Silva Ribeiro, Afonso Marques Silveira e Nicole Gonsalves Nunes
- Professora: Tatiana Correa de Andrade
3º lugar: PatruLink Business, de Santo Antônio da Patrulha
Em terceiro lugar, a equipe PatruLink Business, da Escola Estadual Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, desenvolveu um projeto focado no cadastro de empresas, visando promover uma maior aproximação com as escolas e facilitar a seleção de jovens aprendizes para futuras vagas.
Os integrantes têm espaço garantido para uma apresentação no South Summit Gramado, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril.
- Estudantes: Guilherme Tesche, Arthur Veríssimo Correia e Augusto Streit
- Professora: Fabrícia Schwarz