O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) emitiu, na tarde desta quarta-feira (21), o certificado de aprovação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) para a realização do Carnaval de Porto Alegre. Agora, para que o Complexo Cultural do Porto Seco receba o evento nos próximos dias, é necessário que o local seja vistoriado.
A prefeitura da Capital chegou a informar que a inspeção aconteceria nesta quarta, mas precisou ser adiada para a manhã de quinta-feira (22) porque os bombeiros indicaram a necessidade de adequações no PPCI. O plano contém medidas para evitar incêndio e garantir que, caso ocorra, as pessoas possam abandonar o local em segurança e o fogo possa ser combatido de maneira eficiente.
De acordo com o setor de vistoria da seção de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros, os ajustes foram realizados por um responsável técnico e aprovados pela corporação.
— Agora vamos realizar uma vistoria para verificar, in loco, se o complexo possui todas medidas de segurança que foram aprovadas em projeto. Se tudo estiver conforme o projeto, como a disponibilidade de extintores, saídas de emergência, iluminação, entre outros pré-requisitos, será emitido o alvará do PPCI — explica a capitã Mariana Fighera Marchi.
O alvará emitido pelos bombeiros certifica que a estrutura está de acordo com as normas de segurança previstas na legislação. Com o documento, fica permitido o uso do complexo para a realização do Carnaval.
O evento está previsto para ocorrer sexta (23) e sábado(24), com os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Segundo o município, todos os camarotes e as quatro arquibancadas, que somam capacidade superior a 6 mil pessoas por noite, estão prontos para receber os foliões.