Com a bênção do Sol, os primeiros blocos abriram o desfile de pré-Carnaval do Circuito Lomba do Pinheiro neste sábado (27), em Porto Alegre. Ao todo, 15 baterias se apresentaram no evento, que iniciou às 15h e se estendeu até a noite.
Apesar de apenas cinco blocos terem sido contemplados com o edital, os selecionados fizeram questão de convidar outros dez grupos para se apresentarem no local. O organizador do evento, Alexsandro Fernandes, ressalta a importância de integrar e fortalecer os blocos de Carnaval.
— É uma integração entre as comunidades e a cultura. É muito importante porque, além de levar alegria para o povo, fomenta o comércio, a economia, o desenvolvimento econômico. E outra coisa, para mim, cultura também é saúde, porque quando o povo está feliz ele encara melhor os problemas.
Para o presidente do Bloco Tinga Mania, dos bairros Restinga e São José, Hélio Dias, o convite para integrar o Circuito foi motivo de alegria.
— Foi fantástico sermos convidados para participar dos circuitos da Lomba do Pinheiro e da Restinga. Claro que todo bloco tem o objetivo de chegar na Orla, mas trabalhar, desenvolver cultura para a comunidade é mais importante do que tudo. Porque esse povo aqui é que precisa de cultura, de divertimento e de alegria.
Outro bloco convidado foi o São Miguel, do bairro Paternon, que contou com uma das alas mais alegres da tarde. Comandada pela Alexsandra dos Santos, a Ala Janaína levou aproximadamente 15 crianças para se apresentarem no local.
— Eles adoram, amam estar no bloco e se divertem muito no Carnaval. A sensação de poder trazer eles para rua é muito boa, tanto que eu faço questão de buscar para ir aos ensaios. E isso é bem importante porque eles não ficam na rua e sim em um ambiente de família.
Carnaval para todos
Conforme o secretário Municipal de Cultura, Henry Ventura, que também esteve presente no evento, um dos objetivos da Secretaria é descentralizar o Carnaval para promover o desenvolvimento social e econômico, além de exaltar as tradições em diferentes pontos da cidade. E a proposta está sendo bem aceita pelos moradores e também visitantes da capital gaúcha.
O casal Leonel Clemente e Mariani Freitas é de natural de Curitiba. Ele está morando em Porto Alegre, já ela veio passar as férias com o namorado e juntos decidiram aproveitar o evento na Zona Leste da capital gaúcha.
— Vimos a programação do pré-carnaval, lançada pela prefeitura, e decidimos vir pra cá. Eu acho que tem mesmo que descentralizar o Carnaval porque a população está nos bairros. O Carnaval é do povo e tem que estar onde ele está — comentou Mariani, que pretendia ficar até o final do evento.
Marla Santi, moradora do bairro Rubem Berta, também não perdeu a oportunidade de aproveitar o pré-Carnaval. Ela é rainha de bateria da Filhos de Maria e levou toda a família para o evento.
— Não sou moradora da Lomba do Pinheiro, mas sempre participo do Carnaval daqui. Esse pré-Carnaval está muito bonito, envolvente, porque a comunidade veio e isso é muito bacana. Está bem seguro e eu vim com a minha família. Tenho filho, irmã, prima bastante gente aqui. Onde tem Carnaval a gente está indo.