A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), afirmou nesta quarta-feira (17), no Centro Integrado de Comando (Ceic), que instalará, no máximo em 15 dias, seis geradores e mais três transformadores na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo. Uma empresa de Canoas ficará responsável por isso. O custo será de R$ 2,1 milhões.
— Esperamos que até 31 de janeiro esse sistema já esteja operando, o que vai nos dar uma tranquilidade pelos próximos 90 dias — afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Na ETA Belém Novo, ficam três equipamentos fundamentais: um de captação de água do Guaíba e tratamento e dois sistemas de bombeamento (Boa Vista e Restinga).
A escolha pela estação de Belém Novo para receber os geradores ocorreu pela relevância dela no abastecimento da Capital. Além da Zona Sul, ela abastece alguns pontos da parte leste da cidade.
A ETA fornece abastecimento de água a uma média de 400 mil pessoas. A estação tem capacidade para 1,1 mil litros de água tratada por segundo.
Questionado se existe a possibilidade de a prefeitura alugar geradores para outras estações da cidade, Loss diz que sim, mas que essa decisão impactaria na conta de água.
— Se a gente for avançar nisso, inevitavelmente teríamos de passar esse custo para a conta de água, que é a fonte de receita do Dmae. Não queremos isso, mas sim a melhoria do serviço e agilidade da CEEE Equatorial em relação Dmae — conclui.