Uma ação da Guarda Municipal na manhã desta segunda-feira (18) gerou confusão no cruzamento da Rua Dr. Flores com a Rua dos Andradas, no Centro Histórico. Segundo a prefeitura, os agentes fiscalizavam a venda de óculos falsificados na região.
Um dos vendedores, que seria haitiano, teria tentado fugir da abordagem. Um guarda municipal, ao tentar conter o homem, o teria derrubado. Testemunhas relatam que o vendedor bateu em uma parede e, ao cair, teve convulsões.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar atendimento médico ao ambulante. A identidade dele não foi divulgada.
A situação gerou revolta em parte da população que presenciou o caso.
Confira nota da prefeitura
"A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) informa, por meio do Comando-Geral da Guarda Municipal, que uma guarnição identificou a venda de óculos falsificados no entorno da rua Dr. Flores, durante ação de fiscalização.
Em meio à abordagem, houve a tentativa de fuga por parte de um vendedor ambulante irregular, de origem estrangeira. Ele caiu e foi prontamente socorrido pelos agentes, que o encaminharam a uma ambulância.
A mercadora foi recolhida, conforme determinado pela Lei Municipal 10.605/2008. Não foram utilizados recursos como munições não-letais e/ou gás de efeito moral durante a ação".