Parte dos moradores de Viamão, na Região Metropolitana, enfrenta problemas com a coleta de lixo. Em bairros como Augusta e Santa Cecília, há relatos de que o serviço não é feito desde o dia 17, há mais de uma semana.
Em ruas como Condor, Caxias do Sul e Guarani das Missões, na manhã desta segunda-feira (26), não foi possível perceber muito lixo acumulado, porque alguns moradores estão guardando os materiais em casa, para evitar que os resíduos sejam revirados por cachorros e fiquem espalhados pelas calçadas.
A dona de casa Fabiana Péres, 50 anos, tem deixado o lixo dos últimos dias em uma sala comercial localizada na parte de baixo da casa dela, onde antes funcionava um mercado. O cronograma de coleta na região prevê a passagem do caminhão nas segundas, quartas e sextas-feiras.
— Sexta não passou. A gente não sabe nem o que fazer, trouxe pra cá, mas tá fedendo — reclama.
A manicure Franciele da Rosa Abreu, 36, colocou o lixo no pátio.
— O cheiro tá horrível, saindo bicho de dentro dos sacos, e a gente tem que ficar com isso até recolherem. Fazer o quê? Tá ficando uma situação constrangedora — afirma.
Ouvintes da Rádio Gaúcha relataram problemas em outros bairros do município, como Viamópolis e Itapuã. A maioria dos relatos indica problemas no serviço desde sexta-feira (23).
Questionada pela reportagem, a prefeitura de Viamão disse que a empresa que presta o serviço teve um problema relacionado ao pagamento do 13º salário aos funcionários na última semana, o que pode ter causado atrasos na coleta em alguns pontos. No entanto, segundo a administração municipal, a situação está resolvida. O Executivo afirmou ainda que notificou a terceirizada para que as falhas na coleta sejam corrigidas, o que deve acontecer até quarta-feira.
GZH tentou contato com a Coleturb, que presta o serviço, por meio dos telefones disponibilizados no site da empresa, mas não conseguiu um posicionamento até a publicação desta matéria.