Um incêndio de grandes proporções atingiu o Centro de Distribuição da Indústria de Plásticos Herc na Rua Aurora, no bairro Marechal Rondon, em Canoas, na Região Metropolitana, na tarde desta quarta-feira (6). O fogo se iniciou por volta das 14h e seguia sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros no fim da tarde. Ninguém ficou ferido. Na madrugada desta quinta-feira, o trabalho de rescaldo — combate a pequenos focos de incêndio — seguia sendo realizado.
O local fica próximo ao Colégio Leonardo da Vinci - Gama que, segundo informações do Corpo de Bombeiros, não foi atingido pelo fogo.
— Estamos muito felizes que ninguém saiu machucado ou intoxicado. Evacuamos o colégio em oito minutos, em torno de 300 crianças. A notícia que temos, até o momento, é de que o fogo não atingiu a escola — declarou Ana Chiavaro, diretora do Colégio Leonardo da Vinci - Gama, completando que não haverá aula nesta quinta-feira (7).
A capitã Julia Calgaro, do 8º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoas, afirmou que o colégio foi o primeiro a ser evacuado. Ela disse que, quando os bombeiros chegaram ao local, não havia mais pessoas na empresa, assim como na escola.
Ela destacou que o trabalho está na fase de rescaldo, mas alerta que ainda pode demorar para ser concluído:
— O fogo está confinado na empresa, ainda temos muito trabalho para fazer, mas não há perigo de se alastrar. Estamos com seis frentes de trabalho em todos os flancos, mas o fogo está confinado dentro da empresa. O material é de alta combustão. É uma empresa que tem 30 dias de armazenamento de plástico no local, paletes, então tem muito material combustível, por isso que está queimando e temos toda essa fumaça preta.
Segundo ela, provavelmente o combate ao fogo continue até quinta-feira (7), em razão dos materiais inflamáveis presentes no depósito.
— A preocupação inicial foi evacuar as crianças. No momento, cerca de 40 bombeiros estão trabalhando para apagar as chamas — completou a capitã.
Durante a madrugada desta quinta, uma equipe com três bombeiros segue no local realizando o trabalho de rescaldo. A guarnição é de Canoas e está utilizando caminhão próprio de água. A expectativa é de que, até a manhã, seja possível realizar a extinção total do incêndio.
O início do combate
Não há informações do local exato em que o fogo teve início nem a causa. Ainda segundo a capitã Julia Calgaro, somente a empresa, que tem área total de quase 10 mil metros quadrados, foi afetada pelo incêndio. A escola não foi atingida, conforme a análise inicial.
O Corpo de Bombeiros de Canoas contou com o apoio do efetivo e equipamentos de Porto Alegre, Cachoeirinha, Esteio. Além disso, seis caminhões de água foram emprestados por civis para o reabastecimento dos caminhões. De acordo com a capitã, parte da estrutura da empresa corre risco de desmoronar.
— O telhado já desmoronou, mas estamos combatendo (o fogo) com segurança — assinalou.
Foram realizados bloqueios em seis pontos para evitar que as pessoas se aproximem do local do incêndio:
- Rua Aurora com a Liberdade
- Getúlio Vargas com Major Sezefredo
- Boqueirão com Liberdade
- Getúlio Vargas com Aurora
- Dona Rafaela com Liberdade
- Farroupilha com Aurora.
Posicionamento
A administração da Indústria de Plásticos Herc, empresa atingida pelo incêndio, emitiu nota oficial sobre o ocorrido:
"Nossa primeira preocupação foi com a preservação da vida, retirando todos os trabalhadores do local e também evacuando o Colégio Leonardo da Vinci, localizado atrás do estabelecimento. Assim que obtivermos mais detalhes sobre o ocorrido, comunicaremos à sociedade gaúcha", diz o texto.