Cinco novas quadras esportivas estão à disposição dos frequentadores do Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre. Nesta quinta-feira (14), quatro espaços de beach tennis e um de futevôlei foram entregues por representantes de empresas adotantes do local. Além desses, outras duas quadras poliesportivas, que foram recuperadas, e 120 metros de pista de caminhada também foram liberados para uso.
Quem quiser utilizar as quadras de beach tennis e de futevôlei precisará agendar o dia e o horário por meio do aplicativo 156+POA ou pelo site da prefeitura. Será o mesmo procedimento que já ocorre para reservar os espaços esportivos do trecho 3 da orla do Guaíba.
O prefeito Sebastião Melo participou da entrega simbólica das quadras e agradeceu aos adotantes. E abordou questões envolvendo a segurança pública nos parques da Capital, citando o recorrente problema do furto de lâmpadas e de fios de cobre.
— A melhor segurança pública é ocupar os espaços públicos, senão os desocupados tomam conta — afirmou o chefe do Executivo, dizendo que deseja a instalação de um totem neste lado do parque.
A área esportiva onde foi realizada a entrega fica situada entre a Avenida Goethe e a Rua Quintino Bocaiúva, próxima à Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai. As quadras foram desenvolvidas pelas empresas adotantes Melnick, Grupo Zaffari, Hospital Moinhos de Vento, Panvel e Tramontina. Também foram entregues ao público novos bancos de concreto, arquibancada, lixeiras e paisagismo.
— A qualificação das áreas verdes da cidade é um assunto muito caro, especialmente quando se fala nesta realidade climática, gases de efeito estufa, chuvas excessivas e calor. Então tudo o que qualifica essas ambiências verdes da cidade é de extrema importância — observa Germano Bremm, titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
O projeto da área esportiva do Parcão custou R$ 540 mil e foi custeado pelas empresas adotantes. Em 2024, o campo de futebol existente no local também será revitalizado.
— Esta parte do Parcão era muito movimentada há 15 anos. Agora, com a revitalização, voltará a ser movimentada — diz a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Porto Alegre, Débora Garcia.
A gerente de Incorporação da Melnick, Cláudia Lima, enalteceu a união dos adotantes em torno do mesmo objetivo.
— Os adotantes desenvolveram um projeto grandioso para todo este lado esportivo do Parcão. Começamos com a primeira fase, com essas quadras, fizemos o caminho e o paisagismo. A ideia agora é implementar o resto do projeto — conclui.
Saiba mais
Com 51 anos de existência, o Parcão foi inaugurado em 9 de novembro de 1972, junto à Escola Estadual Uruguai e à Avenida Goethe. Na área de 115 mil metros quadrados, antigamente se localizava o Hipódromo do Moinho de Vento.
Desde sua inauguração, o Parcão se tornou um dos principais pontos de lazer dos porto-alegrenses. O local é procurado para a prática de atividades físicas, caminhadas e encontros de amigos.