Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, uma obra de arte de cinco metros de altura foi instalada permanentemente no Parque Moinhos de Vento (Parcão). A obra é um presente do Grupo Gerdau para a cidade e será inaugurada nas próximas semanas com a presença de autoridades e representantes da família.
A escultura foi doada a Porto Alegre durante a sexta edição da Virada Sustentável, evento de mobilização para a sustentabilidade promovido nas principais cidades do país. Denominada Antera, em referência à parte na qual se formam os grãos de pólen das flores, representa a fertilização de novas ideias.
— A peça é formada pela união de materiais muito distintos em suas combinações, que são o aço e a cerâmica. Esse encontro de forças remete justamente à luta que a natureza empreende em se fixar a todo tipo de ambiente. Representa a continuidade e a fertilização de novas ideias, novos propósitos, novos ciclos — explica o artista Rogério Pessôa.
A prefeitura de Porto Alegre autorizou a instalação da escultura próximo à bifurcação da Avenida Goethe com a Rua Doutor Timóteo, no lado esportivo do parque.
— A obra de arte é uma contribuição importante para a cidade e irá se tornar mais um local de contemplação, junto à natureza, contribuindo para a qualificação do parque e se somando às diversas melhorias que estão sendo executadas no local — ressalta o diretor de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza.