O Corpo de Bombeiros espera encerrar neste sábado (9) o trabalho de rescaldo no Centro de Distribuição da Indústria de Plásticos Herc, em Canoas, na Região Metropolitana. As chamas de grandes proporções tiveram início na tarde de quarta-feira (6).
Segundo a capitã Julia Calgaro, o 8º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoas, os bombeiros retornaram ao local nesta manhã para verificar se ainda havia algum foco de incêndio. Nos últimos dias, novos focos surgiram entre os destroços.
— A persistência dos pequenos focos ocorreu em razão da quantidade e tipo de material que queimou. Como os produtos compactaram, eles queimam em profundidade, dificultando o acesso da água — explicou a oficial.
Durante o sábado, as equipes vão resfriar o local para evitar um novo incidente.
O incêndio
O incêndio teve início por volta das 14h de quarta-feira (6). Uma fumaça preta e densa pôde ser vista de diferentes pontos da Região Metropolitana. A escola Leonardo da Vinci foi a primeira a ser evacuada, logo quando as chamas se propagaram — 372 alunos foram retirados do local.
Os 35 funcionários que estavam no centro de distribuição quando o incêndio começou também saíram, assim como pessoas que se encontravam em estabelecimentos próximos. Ninguém ficou ferido.
Em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira, representante da empresa Herc garantiu que todos os alvarás contra incêndio estavam em dia, e afirmou que o prejuízo estimado supera os R$ 20 milhões.