O incêndio de grandes proporções que atingiu um depósito de uma empresa de plástico em Canoas pode ter causado um prejuízo de ao menos R$ 20 milhões. O local servia como central de distribuição da companhia Herc, que confecciona materiais de uso doméstico, como torneiras para cozinha, banheiro e jardim.
Na manhã desta quinta-feira (7), cerca de 20 horas após o início das chamas, os bombeiros seguiam no local para apagar focos e resfriar as áreas consumidas. Representantes da Herc estiveram acompanhando os trabalhos e garantiram que a estrutura operava de forma regular.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio, Gaúcha, Fábio Montiselli, gerente de controladoria da Herc, disse que o fato é inédito para a companhia:
— A empresa tem 60 anos e nunca havia acontecido nada parecido. Todos os alvarás e licenças estão em dia.
De acordo com Montiselli, ainda não é possível ter dimensão de tudo que foi perdido. As causas também seguem desconhecidas.
— São produtos de acessórios sanitários e são produtos plásticos, ou seja, inflamáveis. Ainda não sabemos o que causou o incêndio, pois o local ainda tem focos e não podemos nos aproximar. Nossa preocupação maior foi com as pessoas, e conseguimos retirar todos sem nenhum risco — explicou.
A empresa, contudo, estima um prejuízo de R$ 20 milhões. O prédio, localizado na Rua Aurora, no bairro Marechal Rondon, é alugado. Segundo Montiselli, o proprietário já foi acionado para avaliar os danos estruturais.
Combate às chamas
Por volta das 10h desta quinta, ainda havia fumaça escura saindo do depósito. Uma equipe dos bombeiros trabalha no rescaldo do incêndio.
Entre os locais próximos ao depósito, está a escola Leonardo da Vinci — Gama. Quando as chamas se propagaram, o espaço foi evacuado. Apesar de o fogo não ter atingido a instituição, as aulas foram suspensas, e o colégio permanecerá fechado nesta sexta-feira (8). Uma vistoria deve ser feita no local para que, só então, o espaço seja liberado para retomar as atividades.
De acordo com represnetantes da Herc, 36 funcionários estavam no local por volta das 14h de quarta-feira (6), quando o fogo começou. Todos deixaram o local sem ferimentos.