Apesar da redução do nível do Guaíba, a Ilha da Pintada ainda tem ruas inundadas nesta sexta-feira (24). A maior parte está localizada no bairro Arquipélago. É o caso da Avenida Martinho Poeta, que permanece completamente inundada e onde somente veículos de grande porte conseguem passar.
— Perdi tudo o que tinha na parte de baixo da casa. Estamos morando no segundo piso. Eu queria sair para casa de amigos, mas minha mãe quis ficar, então seguimos lá com ela — afirma o corretor de imóveis Alan Amaral, 55 anos, e que mora na via tomada pela água.
Em outros pontos, onde as ruas já estão secas, é possível observar veículos que foram amarrados por moradores para que não fossem levados pela água durante a cheia.
Conforme medição da régua automática no Cais Mauá, o nível está a 2m72cm na manhã desta sexta. Para ficar abaixo da cota de alerta, é preciso que chegue a 2m50cm.
Segundo a prefeitura, 199 pessoas passaram a noite em três abrigos. Muitas famílias ainda seguem alojadas em barracas e acampamentos às margens da BR-290.
Conselho tutelar
As eleições para conselheiro tutelar na região das Ilhas foram adiadas pela segunda vez em razão dos temporais. O processo deveria ocorrer no próximo domingo (26), mas foi transferido para 10 de dezembro.