O governo federal fará nesta quinta-feira (30) um novo anúncio de recursos a serem destinados aos municípios afetados pelas chuvas em todo o Rio Grande do Sul. A estimativa é de que o valor seja cerca de R$ 60 milhões.
Em visita ao município de Eldorado do Sul na tarde desta quarta-feira (29), o Ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, garantiu que há projeção de que dois estudos técnicos para prevenção de enchentes, proteção de encostas e construção de diques na Região Metropolitana, sejam retomados e com investimentos por parte do governo.
O primeiro estudo é voltado à bacia do Rio Caí, e um segundo estudo analisa a bacia do Rio Jacuí e o Arroio Feijó, em Alvorada. Os programas estão parados desde 2016. Pimenta afirmou que há recursos para investir na inclusão dos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
— Nenhum município recebeu nos últimos sete anos qualquer benefício para projetos de prevenção ou para esses estudos. Agora, com o PAC, nós temos recursos para retomar e incluí-los no programa — afirmou Pimenta.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Rio Grande do Sul avaliar a situação das cidades atingidas, mas não estipulou data para a vinda do chefe do Executivo.
A comitiva do governo federal cumpre agenda no Estado até o final da tarde de quinta-feira (30), em Porto Alegre, onde também acompanha o lançamento do Centro de Desenvolvimento de Futebol Feminino, que também contará com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca.