Um novo levantamento da prefeitura de Eldorado do Sul, município da Região Metropolitana, aponta que o prejuízo causado pelas chuvas de novembro foi de R$ 235 milhões. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, João Carlos Ferreira, dos 39 mil habitantes do município, mais de 24 mil foram afetadas de alguma maneira pela enchente do Rio Jacuí – aproximadamente 60% dos moradores registraram algum tipo de dano.
— Ainda temos que restabelecer a cidade. Nós tivemos um prejuízo muito grande e estamos com equipes trabalhando nas ruas. Perdemos mais de R$ 2 milhões na saúde. Nossas farmácias perderam muitos medicamentos e equipamentos. O pessoal do comércio perdeu muito, fora a estrutura da própria prefeitura — disse o coordenador do órgão.
De acordo com Ferreira, a visita da comitiva do Governo Federal ao município serve de alento diante do dano registrado. O município cadastrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma solicitação de recursos para a construção de 80 residências para os moradores que residem em zonas de risco.
— Já protocolamos um pedido de Ajuda Humanitária ao Governo Federal e tenho certeza de que eles vão se sensibilizar e vão agilizar a liberação dos recursos — apontou.
Moradores como Maria do Carmo, 54 anos, cobraram das autoridades presentes na visita do Ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, sobre a destinação de recursos aos atingidos. Ela perdeu tudo e precisou ir para o abrigo oferecido pelo município.
— Estou cansada de tudo isso aqui. Eu moro há 50 anos em Eldorado e é sempre a mesma coisa. É uma vergonha. Eles prometem e não fazem nada. As ruas estão todas sujas e quando precisamos de ajuda, eles não estão do nosso lado. Por isso, pedimos, por favor, ao ministro, para que nos ajude — lamentou a moradora.
Conforme a Defesa Civil de Eldorado do Sul, 300 moradores permanecem desalojados. Outras 60 pessoas estão abrigadas no Ginásio Getúlio Vargas, no bairro Centro Novo. A partir de sexta-feira (1) a população atingida pela cheia poderá consultar o site do Governo Estadual para verificar quem estará entre os contemplados do benefício Volta Por Cima. Para fazer a consulta, segundo o Executivo, é preciso utilizar o CPF. O processo de pagamento deve levar em torno de sete a 10 dias.