Bombeiros estão realizando buscas a quatro crianças desaparecidas na zona leste de Porto Alegre, na região do Morro da Cruz, desde a noite desta quinta-feira (9). Conforme relato de familiares, elas saíram para brincar à tarde. Nesta sexta, a procura segue, com auxílio de cães farejadores. A Brigada Militar também está no local. Cerca de 20 bombeiros atuam nas buscas.
As crianças — três meninos e uma menina — têm entre cinco e nove anos, segundo moradores. Eles relatam que as quatro teriam sido vistas subindo o morro ao longo da tarde e ingressando em uma área de mata fechada. Segundo relato de familiares, eles teriam subido o morro por uma trilha para tomar banho em um lago que existe na região, indo além da área em que geralmente jogavam futebol. A equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros foi acionada para realizar buscas dentro do lago.
A pista de que as crianças teriam seguido pela trilha no matagal veio das imagens da câmera de um vizinho. No vídeo, as crianças aparecem andando pelo trajeto, por volta das 17h.
Muitos moradores auxiliam no trabalho em razão do conhecimento da região e das trilhas existentes. Marcio Cavalheiro, 33 anos, morador do bairro, diz que saiu para procurar as crianças junto com outras pessoas da comunidade às 21h de quinta-feira. Ele conta que vasculharam boa parte da região, indo até os fundos do Cemitério Jardim da Paz. Na manhã desta sexta-feira, montado na égua Doralice, Marcio seguia auxiliando nas buscas.
Avô de um dos meninos, Celso Luiz de Carvalho Meireles, 64 anos, conta que o garoto chegou da escola, pegou um lanche e disse que iria na pracinha, que fica próxima à residência.
— Oito horas da noite, eu senti falta. Fui, assoviei e ele não apareceu. Daí já começamos a subir no mato aqui — relata Celso.
Celso é avô de Heverton Meireles, 9 anos. A Brigada Militar identificou as outras três crianças desaparecidas como Kaua Lucca, 7 anos, Isabelly, 8 anos, e Murillo Arthur, de cinco anos.
O Corpo de Bombeiros informou que iniciou o trabalho de buscas às 22h de quinta-feira, quando teriam recebido o primeiro chamado para atender a ocorrência na região. Desde então, estão mobilizados. Conforme os bombeiros, os trabalhos duraram a noite toda, com auxílio de cães farejadores, e vão prosseguir durante toda a sexta-feira.
Durante a madrugada desta sexta, aflitos e pedindo celeridade nas buscas, alguns dos familiares queimaram pneus na Avenida Bento Gonçalves. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a ser acionada para auxiliar em relação ao trânsito na região. Na manhã desta sexta, já não há mais interrupções na pista.