A Defesa Civil de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, bloqueou por volta das 14h desta quinta-feira (16) a Estrada do Nazário, via que liga o município a Esteio e Canoas. Segundo o diretor do órgão, Vanderlei Marcos, o Arroio Sapucaia transbordou, o que impede a passagem de veículos em segurança pelo local. Ele afirma que a cheia foi ocasionada pela elevação do nível da do Rio do Sinos, onde o arroio desagua.
Segundo Marcos, próximo à ponte que serve de limite entre Cachoeirinha e Esteio, a profundidade da lâmina de água na estrada chegou na noite desta quinta-feira a 1m20cm. Por este motivo, é feito o alerta aos motoristas para que obedecem à sinalização da interdição e não utilizem o trecho devido ao risco de acidentes. Somente nesta quinta-feira, três automóveis ficaram empenhados e precisaram ser resgatados por guinchos.
— Motoristas que acabam arriscando a sorte ficam ilhados porque a correnteza está muito forte próxima à ponte. Abriram fissuras no solo. Isso pode colocar a vida desses motoristas em risco e trazer prejuízos — alerta.
O bloqueio deve seguir pelo menos até esta sexta-feira (17) e a situação seguirá sendo monitorada. A rota alternativa aos condutores é utilizar a RS-118 ou a BR-116, passando por Canoas.
Desabrigados
A Defesa Civil de Cachoeirinha também precisou remover famílias de casas em regiões que foram inundadas pelo Arroio Sapucaia. Os locais mais afetados são os bairros Campo Belo e Meu Rincão. Nesta quinta-feira há 15 pessoas que estão abrigadas na Praça da Juventude e 80 desalojados.