Depois de atingir 3m46cm na manhã dessa terça-feira (21), alagar os trechos 1 e 3 da Orla, vencer a barreira de sacos de areia e a comporta do portão 4 do Cais e invadir ruas do Quarto Distrito, o nível do Guaíba, nesta quarta-feira (22) baixou. Conforme medição da Agência Nacional das Águas (ANA), realizada no site Rede Hidrometeorológica Nacional, às 9h15min o nível no Cais Mauá era de 3m32cm.
Na zona sul da Capital, o Guaíba invadiu ruas na orla de Ipanema. Na Avenida Guaíba, a água tomava conta da área destinada para caminhadas e chegava até a via. Muitos galhos e entulhos foram trazidos pela força da correnteza, deixando mais complicada ainda a passagem de carros e pedestres.
Ontem, do Cais Mauá à orla do Guaíba, o cenário de inundação impactava quem passava pela região. Próximo ao Gasômetro, galpões ilhados e contêineres estavam prestes a serem arrastados. No trecho 1, pouco se enxergava das praças, bancos e árvores. No trecho 3, as quadras esportivas foram tomadas e a água chegou próximo às escadas que dão acesso à avenida.
As comportas do sistema de contenção foram fechadas, mas, ainda, assim, não foi suficiente no 4º Distrito, onde um dos portões cedeu à força da água, e no próprio Cais, onde a água chegou à Avenida Mauá.
Ainda na terça-feira, o prefeito Sebastião Melo anunciou que iria decretar situação de emergência em razão da enchente que atinge a Capital.