- Na manhã desta terça-feira (21), o Guaíba atingiu 3m46cm, superando mais uma vez a maior marca desde 1941.
- Em 1941, o lago atingiu a marca de 4m75cm.
- A cota de inundação no centro é de 3m.
- Às 18h15min, o nível diminuiu para 3m39cm no Cais Mauá.
- No terminal da CatSul em Guaíba, o nível é de 2m57cm.
- Com isso, as comportas do sistema de contenção foram fechadas.
- O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta terça-feira (21) que vai decretar situação de emergência em razão da enchente que atinge a Capital.
Região das Ilhas
Centenas de pessoas ainda aguardam para deixar a Região das Ilhas, em Porto Alegre, em meio à maior enchente dos últimos anos. O grande volume de água e a forte correnteza dificultam a logística de resgate. Na manhã desta terça-feira (21), todas as principais ilhas que compõem o bairro Arquipélago estavam com acesso bloqueado.
Na área que abrange a Ilha da Pintada e o bairro Picada, no município de Eldorado do Sul, o Exército enfrentou dificuldades para realizar a operação de remoção das famílias.
Um trecho da Rua Martinho Poeta, que liga as duas localidades, cedeu. Um comboio das Forças Armadas que carregava dezenas de moradores teve que aguardar a chegada de outro veículo para fazer o transbordo dos passageiros. No entanto, este outro caminhão estragou no caminho.
A prefeitura de Porto Alegre não divulgou quantas pessoas ainda precisam ser removidas. Até a manhã desta terça-feira, 920 já haviam sido resgatadas. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) abriga 139 pessoas, conforme balanço mais recente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Milhares fora de casa no Estado
A Defesa Civil estadual confirmou, nesta terça-feira (21), que mais de 28 mil pessoas estão fora de casa por conta das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de semana. São 24.976 desalojados (pessoas que estão em casas de amigos ou familiares) e 3.351 em abrigos públicos.