A Estrada do Nazário, que liga Esteio, Cachoeirinha e Canoas, na Região Metropolitana, deve ser liberada na segunda-feira (20). A previsão é da Defesa Civil de Cachoeirinha. O trecho está bloqueado desde a quinta-feira (16), quando o Arroio Sapucaia transbordou.
Conforme a Defesa Civil de Cachoeirinha, a cheia foi ocasionada pela elevação do nível do Rio do Sinos, onde o arroio desagua. Apesar da previsão de liberação na próxima semana, o diretor do órgão, Vanderlei Marcos, explica que reparos deverão ser feitos na estrada.
— A correnteza do arroio desaguando na estrada criou alguns buracos, que têm colocado os motoristas em risco. Mesmo após as águas baixarem, nós teremos que acionar a Secretaria de Obras, para esses danos serem reparados — aponta o diretor.
Na tarde desta sexta-feira (17), um veículo ficou empenhado no local. O motorista e uma criança foram retirados do carro com auxílio da Defesa Civil. Na quinta-feira (16), três veículos precisaram ser removidos com um guincho.
O bloqueio é sinalizado por fitas de isolamentos. Móveis e galhos também foram colocados na parte seca da estrada para impedir o acesso de veículos.
A rota alternativa aos motorista é utilizar a RS-118 ou a BR-116, passando por Canoas.