A Avenida Severo Dullius foi liberada para o tráfego de veículos na manhã desta terça-feira (3). Agora, motoristas podem usar a alternativa para cruzar da Zona Norte à saída da Capital pela BR-116.
A obra teve ordem de início assinada um ano antes da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, como parte dos investimentos em mobilidade para a Capital. Desde abril de 2023, parte dela estava em operação.
Com 1,9 quilômetro de extensão, o prolongamento da via do aeroporto Salgado Filho até a Avenida Sertório recebeu investimentos de R$ 86 milhões. Faltam ainda ajustes nas calçadas e a sinalização permanente. Agentes estarão no local orientando os motoristas.
Há iluminação pública em todo o trecho. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, são 126 pontos de luz na via.
Para quem chega à Capital pela BR-116 ou freeway, a Severo Dullius será uma nova rota para acessar a Avenida Sertório. Cruzando essa avenida, será possível chegar até a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, próximo do acesso ao município de Alvorada.
— A via está perfeitamente funcional e segura. Aqui, por exemplo, haverá a sinalização de uma ciclovia. Mas o usuário já pode usar de bicicleta o trecho — diz o secretário de Obras, André Flores.
Em abril, foi liberado para o trânsito um trecho de 750 metros entre as ruas Dona Alzira e Sérgio Dietrich. O projeto e a implantação da iluminação pública foram executados pela IPSul em uma parceria público-privada.
Segundo a EPTC, a conclusão do serviço minimiza pontos de congestionamento na região. A Severo Dullius será uma via de acesso mais rápida em direção à Sertório, Assis Brasil e Manoel Elias, contribuindo para desafogar o acesso pela Trincheira da Ceará. Há apenas uma sinaleira no percurso, o que torna o tráfego mais ágil, diferente dos vários semáforos presentes na Sertório.
A EPTC estuda a possibilidade de criação de uma nova linha de ônibus ou ajuste em uma já existente para atender a região.