Mais de um mês após a enxurrada que atingiu o Estado, Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, ainda contabiliza mais de 200 pessoas fora de casa. De acordo com a prefeitura, elas seguem na casa de parentes e amigos em razão de alagamentos.
Em áreas dos bairros Vila da Paz e Cidade Verde, o nível da água do Rio Jacuí baixou, mas é necessário concluir o trabalho de limpeza das casas para que as pessoas retornem. A maioria dos residentes da Vila da Paz ainda está no abrigo montado no ginásio do Loteamento, que recebe 40 pessoas.
A expectativa da Defesa Civil é de que boa parte volte ainda nesta terça-feira (17) conforme as residências forem liberadas. Nas demais partes da cidade, a maior parte das ruas já não registra pontos de alagamento.
Região das Ilhas
A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, permanece utilizada como abrigo a 27 famílias, algumas há mais de 40 dias. Ao todo, 72 pessoas estão no local. Assim como em Eldorado do Sul, a água baixou bastante em boa parte das ruas. No entanto, a Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, ainda está quase toda inundada.
Já na Ilha dos Marinheiros, os alagamentos cessaram no trecho norte e agora já há condições de trafegar com carros menores na via onde até então só se passava de caminhonete ou de barco. Mesmo assim, os moradores seguem em alerta já que a chuva desta segunda-feira (16) encheu um pouco a estrada em alguns pontos.
Nível do rio
A medição mais atualizada aponta 2m05cm na régua automática da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) às 9h desta terça. O índice está longe da cota de inundação - 3 metros - mas vem em uma crescente nas últimas horas. Foram 11 centimetros de elevação desde a meia-noite desta terça, quando o nível estava em 1m94cm.