Ao menos 10 municípios do noroeste gaúcho registraram estragos por causa de um vendaval na noite da segunda-feira (16). Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham desde a madrugada para retirar árvores caídas e distribuir lonas para residências destelhadas.
Ainda não há um número oficial de atingidos. A Defesa Civil prepara um balanço na manhã desta terça-feira (17).
Em Cerro Largo, pelo menos uma família precisou sair de casa depois que o telhado da moradia foi arrancado pelo vento. O município de Sede Nova teve 80 residências destelhadas e quatro edificações danificadas. No entanto, ninguém foi desalojado. Em Crissiumal também há diversos estragos reportados.
Em São Luiz Gonzaga, pelo menos 15 casas foram destelhadas e 20 árvores caíram. Situação semelhante em Horizontina, onde ao menos 10 casas sofreram danos. Há problemas também em Guarani das Missões, onde nove famílias reportaram destelhamentos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Soltis teve parte do refeitório destelhado. Ainda não há confirmação sobre como isso afeta as aulas no local. Em Santa Rosa são três casas destelhadas e nove árvores caídas.
Também houve registro de estragos em Três de Maio, Tucunduva e Cândido Godói, onde o prédio da prefeitura ficou parcialmente destelhado. Em Entre Ijuís houve queda de granizo, mas não há registro de estragos.
Falta de luz
As chuvas e o vento causaram falta de luz em parte do Estado. Segundo o balanço mais recente da RGE, são 90 mil clientes sem energia. A maioria dos pontos se concentra na Região Norte. A concessionária afirma que os danos foram provocados por conta de galhos e objetos arremessados contra fios e outros equipamentos. Já a CEEE Equatorial ainda não informou se há locais com energia interrompida em sua área de concessão.