A forte chuva que atinge o RS nesta segunda-feira (16) provocou alagamentos e deixou pessoas fora de casa na cidade de Mata, na Região Central. Segundo a prefeitura, choveu 150 milímetros em duas horas, um volume muito acima do esperado, o que ocasionou os estragos.
O vice-prefeito Mauricio Taschetto relata que a chuva chegou à cidade ainda pela manhã, mas que se intensificou consideravelmente entre 14h30min e 16h30min. Neste período, um córrego que corta o município transbordou, provocando a enchente no centro da cidade, que fica em um ponto mais baixo.
— Como foi muito rápido, uma chuva muito intensa, houve alagamentos em lojas no Centro. Estamos avaliando como foi no interior do município — explicou o vice-prefeito.
Segundo Taschetto, a elevação do nível do córrego é recorrente, mas o que surpreendeu foi a quantidade e velocidade da chuva desta tarde. Ele comenta que, mesmo durante o ciclone de junho e temporais de setembro, o Rio Lajeado, que costeia a cidade, teve elevação de nível, mas não transbordou, assim como o córrego central, diferentemente desta segunda-feira.
Houve registro de alagamento dentro da prefeitura e um deslizamento de terra próximo à Câmara de Vereadores. Um morador registrou imagens da Rua do Comércio, onde a água deixou carros parcialmente submersos e alcançou o Museu Municipal Padre Daniel Cargnin.
O fotógrafo Álvaro Taschetto, que tem um estabelecimento comercial na Rua do Comércio registrou a elevação das águas na tarde desta segunda-feira. Segundo ele, moradores precisaram retirar os automóveis estacionados na região para evitar prejuízos.
A Defesa Civil municipal segue trabalhando no apoio às famílias atingidas, que estão sendo encaminhadas para as casas de parentes ou amigos. Segundo a prefeitura, ainda não há números de desalojados nem registro de feridos.