Todas as superintendências regionais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já receberam recursos para manutenção das rodovias sob sua administração. A execução dos trabalhos só depende de tempo seco, segundo o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella.
— O que vai nos ajudar agora é o tempo. Nós precisamos agora é que São Pedro feche um pouco a torneira. Todas as regiões funcionais já estão com os recursos disponibilizados. Há uma definição do governo para que se inicie por aquelas que estão em piores condições em cada região — disse em entrevista ao Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (16).
O governo do Estado anunciou na semana passada um reforço de R$ 540 milhões para investimentos em rodovias em 2023. Deste montante, R$ 150 milhões vão para recuperação de estradas já pavimentadas, com R$ 60 milhões destinados especificamente a vias que foram danificadas pelos temporais recentes.
— O dinheiro está em caixa, não é recurso que nós vamos em busca. Não é financiamento, é recurso do Tesouro do Estado — enfatizou Costella.
O secretário afirmou que parte do valor a ser investido — R$ 150 milhões — vem da venda da Corsan. O restante dos R$ 540 milhões são do caixa do Estado, viabilizados, conforme Costella, por meio das reformas feitas ao longo do governo.
Reconstrução de pontes
O secretário estadual de Logística e Transportes informou que estão prontos os projetos para reconstrução de pontes em Caraá e Três Cachoeiras, no Litoral Norte, destruídas pelo ciclone que atingiu o Estado em junho. O governo construiu acessos provisórios às cidades e o processo emergencial para reconstrução avança.
— Acredito que, no máximo, em uma semana, já teremos a empresa vencedora — projetou.
Costella afirma que as obras devem estar concluídas daqui a entre oito e 12 meses. Segundo ele, serão investidos R$ 5 milhões na ponte de Caraá e R$ 3 milhões em Três Cachoeiras. O governo estadual garantiu R$ 2,5 milhões para cada ponte e busca aporte de recursos federais junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Também está em elaboração, segundo o secretário, o projeto para reconstrução da ponte entre Santa Bárbara e São Valentim, na Serra, que fica em via estadual. Esta travessia, com quase 300 metros, deve ter custo entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões. A expectativa é que o projeto seja concluído ainda neste mês.
Já há projeto para a reforma da parte rodoviária da ponte Brochado da Rocha, em Muçum, no Vale do Taquari. De acordo com Costella, o plano foi financiado por uma empresa e doado ao município, que agora precisa buscar recursos junto à União e encaminhar a licitação.
— O governo do Estado tem se colocado à disposição e tem dito que vai reconstruir não apenas o Vale do Taquari, mas todas as regiões que foram atingidas pelas enchentes — afirmou o secretário dos Transportes.