Voltou a chover em Porto Alegre nesta segunda-feira (16) e a região das ilhas ainda tem dezenas de pessoas fora de casa em razão da enchente que começou em setembro. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, abriga 27 famílias, algumas há 40 dias.
Segundo a prefeitura, são 72 acolhidos no local. Entre sexta e sábado, oito pessoas deixaram o abrigo — algumas puderam retornar às próprias moradias, onde as águas já haviam baixado, outras foram para casas de familiares.
Em pouco mais de 24 horas, o nível do Guaíba reduziu quase 30 centímetros. Nesta manhã, a régua no Cais Mauá marcava 1m98cm enquanto a cota de alerta estabelecida é de 2m50cm. A medição da régua manual da ilha não foi informada.
De acordo com a Defesa Civil municipal, as águas na região do Arquipélago ainda não escoaram completamente, e qualquer chuva na região é motivo de preocupação. No entanto, o órgão assegura que a chuva que cai nesta segunda e deve seguir até esta terça-feira não deve agravar consideravelmente a situação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de tempestade, válido até a meia-noite desta segunda (16). Entre as áreas destacadas estão a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Fronteira Oeste, o Centro e o Norte, a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. Segundo o comunicado, o acumulado de chuva pode chegar até cem milímetros ao longo do dia. Queda de granizo e ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h não são descartados.