A má conduta dos funcionários e os atrasos nos horários dos ônibus estão entre as principais reclamações dos últimos seis meses sobre o serviço intermunicipal prestado pela Empresa de Transporte Coletivo Viamão, que arrematou a Carris, de Porto Alegre, em leilão realizado na segunda-feira (2). Os dados foram fornecidos pela Metroplan, órgão que regula o serviço na Região Metropolitana.
Entre abril e setembro deste ano, foram registradas 1.477 queixas de usuários de 21 empresas, dois consórcios e três travessias que atuam na região. Desse total, 256 dizem respeito à empresa de Viamão — o equivalente a pouco mais de 17%.
Conforme a Metroplan, agosto foi o mês com maior número de queixas contra a companhia no período: foram 73 reclamações recebidas, sendo 18 devido à conduta dos colaboradores, 11 por atrasos e oito por omissões de horários.
O que diz a empresa
Em nota, a Viamão afirma que "trabalha para prestar o melhor serviço" e ressalta que transporta 70 mil passageiros por dia. "Ou seja, em seis meses tivemos 256 reclamações entre os 12 milhões e 600 mil passageiros transportados, ficando evidente que falhas ou erros não são o padrão da empresa", diz o texto.
Os usuários de Viamão
Na segunda-feira, GZH foi até Viamão para saber o que pensam os usuários sobre o serviço prestado pela empresa no município. Entre os principais apontamentos dos passageiros, estão a falta de ar-condicionado nos veículos, a escassez e o descumprimento dos horários especificados no site da empresa (leia a reportagem).
Leilão da Carris
- Vencedora do leilão em que arrematou a Carris, a Viamão deve assumir a empresa da Capital em até 60 dias, segundo o prefeito Sebastião Melo
- A Viamão apresentou proposta de R$ 109.951.560 pela Carris; o valor mínimo estabelecido pela prefeitura era de R$ 109 milhões
- A empresa pode optar por quitar 63% do valor devolvendo terrenos ao município
- A venda inclui bens da Carris, como imóveis e veículos, além da concessão para operação das 20 linhas da companhia pelos próximos 20 anos
- Um dos primeiros compromissos do vencedor será climatizar todos os veículos; até o fim do primeiro ano de contrato, 60 ônibus, todos com ar-condicionado, precisarão ser adquiridos