A redução do nível do Guaíba nesta quinta-feira (28) permitirá que as viagens do catamarã sejam retomadas a partir de sexta-feira (29). O serviço havia sido suspenso pela CatSul, responsável pelo transporte hidroviário, na terça-feira (26), quando a empresa informou que ficaria sem operar até a melhora das condições de embarque na Estação Hidroviária de Guaíba.
A medição mais recente no Cais Mauá em Porto Alegre, realizada por volta das 14h20min desta quinta, apontava 2m82cm — redução de 35 centímetros em relação ao maior volume registrado na quarta-feira (27) à tarde, de 3m18cm.
Ao longo da manhã desta quinta-feira, foram realizadas limpeza dos trechos hidroviários, principalmente o de Guaíba, e manutenção técnica das estruturas de embarque dos passageiros nas estações.
— Hoje foi dia de limpar onde a água invadiu, fazer manutenção técnica das estruturas de embarque e preparar os catamarãs para o funcionamento normal — afirmou o gerente de operações da CatSul, engenheiro João Pedro Wolff.
Com o retorno da operação de transporte, a primeira viagem de Porto Alegre para Guaíba será às 5h50min, e de Guaíba para Porto Alegre, às 6h20min.
São 14 viagens em cada sentido de segunda a sexta-feira, 11 aos sábados e nove aos domingos e feriados.