A Região Metropolitana é a parte do Rio Grande do Sul mais afetada com a falta de energia elétrica em decorrência das chuvas. Um exemplo é Alvorada, onde há moradores que relatam enfrentar o problema há 18 dias. Conforme a CEEE Equatorial, somente nesta área do Estado são 1,4 mil clientes sem luz.
Segundo a concessionária, as duas cidades mais impactadas são Alvorada, com 313 clientes, e Eldorado do Sul, com 211. Há, também, relatos de moradores há oito dias sem energia na região das Ilhas, em Porto Alegre.
Na região Sul do Estado são 400 clientes e no Litoral Norte, 200. A última atualização do início da tarde deste sábado (30) registra que são duas mil unidades em todo o Estado. Ainda segundo a concessionária, há aproximadamente 560 clientes em áreas alagadas ou sem acesso.
A RGE informa que os atendimentos de sua área de concessão estão dentro da normalidade, e os desligamentos ocorrem por razões de segurança em razão dos alagamentos. A empresa não informou o número de clientes afetados, mas afirmou que são situações pontuais, e que os pontos serão religados assim que a água baixar e quando houver níveis seguros.