Além do nível do Guaíba em elevação, que deixa desabrigados nas ilhas de Porto Alegre e provocou o início do fechamento do sistema de comportas, a prefeitura monitora ainda a situação nas encostas de morros, por risco de deslizamento de terra. Em entrevista ao Gaúcha+ nesta segunda-feira (25), o prefeito da Capital, Sebastião Melo, elencou três áreas como as mais preocupantes.
Por risco de deslizamento os pontos monitorados são: grande Partenon, incluindo São José; grande Glória e o Morro Santana, principalmente na região conhecida como Beco da Morte.
— Eu cito esses três que são os que mais se destacam o perigo. Esses monitoramentos estão sendo feitos. A perna da prefeitura é curta para um momento como esse, então a população tem que trabalhar muito ligada. Vê um vizinho com problema, atende, acolhe, aciona a Defesa Civil — disse Melo.
O prefeito ainda alertou que quem mora nas proximidades de arroios deve permanecer atento para possíveis enchentes, isso porque o nível alto do Guaíba represa o escoamento dessas águas. Ao todo, são 27 bacias que passam pela Capital.
Alagamentos na zona sul e no arquipélago
Por conta das enchentes, a prefeitura monitora a situação nas cinco ilhas e também nas partes mais próximas ao Guaíba que envolvem do bairro Ipanema até o Lami, no Extremo Sul. Nesse perímetro, o bairro Ponta Grossa é o que mais preocupa. Ruas próximas a arroios, como a Dorival Castilhos Machado, no bairro Aberta dos Morros, também acabam ficando alagadas.
— A água fica empacada ali (na Rua Dorival Castilhos Machado) com o vento sul. Só depois que virar o vento que vai ter o esvaziamento — completou.
Vagas para desalojados no ginásio do Demhab
Além dos fechamentos das comportas, a prefeitura anunciou a abertura de vagas no ginásio do Demhab para acolher quem decidir sair de casa. O Ginásio Gigantinho também será vistoriado para servir de retaguarda caso a situação se agrave.
A Defesa Civil também foi reforçada, com 30 servidores recentemente selecionados, mas que neste momento atuam como voluntários. Antes, eram 10 servidores deslocados para o órgão.
Áreas de Porto Alegre com mais riscos
Alagamentos
- Arquipélago — Guaíba acima da cota de inundação
- Ponta Grossa
- Lami
- Aberta dos Morros (nível dos arroios)
Deslizamentos
- Bairro Partenon e São José
- Glória
- Morro Santana, principalmente na região conhecida como Beco da Morte.
Fechamento das comportas
A prefeitura de Porto Alegre decidiu, em reunião na manhã desta segunda-feira (25), fechar o sistema de comportas para contenção de enchentes do Guaíba — cujo nível marcava 2m73cm no Cais Mauá. A 27 centímetros da cota de inundação, a medida foi tomada para evitar que a área central seja alagada caso a medição chegue aos 3m.
O sistema de comportas é composto por 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Desses, oito ficam abertos e outros seis estão fechados de forma permanente.
Foram fechados, inicialmente, os dois portões que ficam próximos à Avenida Sepúlveda e ao Tribunal de Contas do Estado. Ainda durante a tarde, começará o fechamento de outros dois, com avaliação constante da Defesa Civil.