Pela primeira vez desde a década de 1970, a prefeitura de Porto Alegre fechou todas as 14 comportas do sistema de contenção de enchentes do Guaíba - em 1984, o então prefeito João Dib ordenou a vedação total, mas uma das eclusas emperrou, e a solução encontrada à época foi empilhar sacos de areia no local.
- Fizemos isso por precaução e por insistência da Defesa Civil do Estado. Uma das comportas não fechou, então recorremos à areia para vedar. No fim, a água não chegou a causar problemas. Logo voltou tudo ao normal - recorda Dib.
Veja como está o nível dos rios pelo Estado
Saiba como foi a última grande enchente de Porto Alegre, em 1967
Nesta segunda-feira, passados 31 anos daquele episódio, o último dos 14 diques, localizado na entrada principal do Cais Mauá, foi trancafiado. Dessa vez, não houve problemas.
A medida foi adotada depois que o nível do manancial atingiu a marca de 2m89cm, a maior em 74 anos, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic). Técnicos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) chegaram a medir 2m92cm.
Com o vento, a água parda e revolta do Guaíba invadiu o Cais Mauá, formando grandes poças na calçada às margens do leito. A situação foi acompanhada de perto pelo diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter.
- De sábado para domingo a água subiu muito, e a tendência é continuar. Achávamos que ia estabilizar, mas o Guaíba está represado- alertou Boelter.
Pouco depois, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve no local para verificar a situação. Deu aval para a medida de prevenção.
Por volta das 17h30min, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Regina Becker, o prefeito José Fortunati chegou cais e explicou o motivo da decisão.
- Decidimos pelo fechamento da última comporta como uma forma de prevenção, para dar tranquilidade à população. Queremos que as pessoas durmam tranquilas esta noite. É a primeira vez que isso acontece, de forma integral, desde 1970 - disse o prefeito José Fortunati.
O procedimento teve início por volta das 18h30min. Com a ajuda de uma retroescavadeira, operários arrastaram a comporta e vedaram a passagem. Na Avenida Mauá, curiosos acompanharam de perto toda a movimentação.
A previsão do prefeito é de que a eclusa seja reaberta nesta terça-feira.
* Zero Hora