Mais duas comportas de Porto Alegre foram reabertas na manhã desta sexta-feira (29), após redução no nível do Guaíba. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), das oito barreiras fechadas para conter avanço da inundação, seis já foram liberadas.
Na quarta-feira (27), o Guaíba chegou a 3m18cm — a maior marca em 82 anos. Nesta manhã, a medição estava em 2m73cm.
Os portões 12 e 14, que estão localizados na Avenida Sertório e na Rua Voluntários da Pátria, foram reabertos. A reabertura da comporta 12 começou às 9h e terminou próximo ao meio-dia. Mais de 3 mil sacos de areia foram retirados do local.
Em seguida, foi a vez do 14. O trabalho demorou uma hora para ser concluído.
Há previsão de mais uma comporta ser reaberta na tarde desta sexta: a 11. Ainda não se sabe quando haverá normalização do portão 3, único que permanece fechado como medida de contenção.
Os sacos de areia continuam no lado de dentro do Cais. Segundo o Dmae, o motivo de eles não terem sido retirados do local é para uma eventual futura necessidade.
Na quinta-feira (28), já haviam sido abertos os portões do Gasômetro, Embarcadero, Catamarã e Sepúlveda. Das 14 comportas existentes na Capital, seis ficam sempre fechadas e oito haviam sido fechadas devido ao risco de inundação nesta semana.
Esta foi a primeira vez, desde 2015, que o recurso precisou ser empregado na cidade.